Sarada sempre!

Sarada sempre!

quarta-feira, 8 de junho de 2011

DIETA - Saúde em primeiro lugar!

"A vigilância sanitária alerta que ração humana pode fazer mal à saúde." Essa manchete esteve hoje em evidência em todo Brasil, mas a notícia é velha. Muitas pessoas adotaram a dieta de substituir uma refeição, por um copo de água ou de suco, com duas colheres de sopa da mistura de cerais. Embora, a mistura seja muito rica em fibras, dando uma sensação de saciedade, falta nutrientes importantes para uma refeição completa, a exemplo das proteínas.



As proteínas são fundamentais para o ganho de massa muscular, são formadas por uma cadeia de aminoácidos, moléculas essenciais para manter o funcionamento de todos organismos vivos. As proteínas regulam a construção muscular, produção de anticorpos, expansão e construção dos vasos sangüíneos, para manter a pressão normal.


Então fica o aviso, nada de dietas milagrosas, ou da moda que prometem uma perda de peso espantosa e nada confiáveis.


Qualquer dieta que nos restringe de alimentos importantes para o bom funcionamento do corpo, é no mínimo duvidosa.

Tem uma dica importante para começar uma dieta saudável. Se você tem costume de comer dois pães franceses no café da manhã, passe a comer apenas um. Se você passa manteiga nos dois lados do pão, se habitue a passar em apenas um lado, ou se você vai comer pão com queijo, não acrescente a manteiga. Ao invés de fritar o ovo com gordura, use aquelas frigideiras tipo teflon, e não utilize girdura nenhuma, pois o ovo não vai grudar na frigideira e o efeito é quase igual ao ovo frito, só que é light.



Uma dieta saudável não precisa ser desagradável e nem cara. Basta reduzir as medidas. É um cálculo matemático, como disse a nutricionista Luciane Vieira em dois posts anteriores. Exemplo: Se você se mantêm com 2000 calorias, por dia, passe a consumir 1500, se você perceber que ainda não chegou em seu peso ideal, mas ainda quer emagrecer, e seu peso se estabilizou, isso significa que o seu corpo já se adaptou às 1500 calorias, então você deve passar a comer 1200 calorias, para continuar perdendo peso. Não esqueça de escolher bem os alimentos, evitando gordura saturada ou hidrogenada, refrigerantes e sódio em excesso.

Como você faz para saber a quantidade das calorias de cada alimento? É fácil. No rótulo de cada produto tem o valor calórico, e na tabela a seguir:

Tabela de Calorias dos alimentos mais servidos em nossa mesa:

http://www.faac.unesp.br/pesquisa/nos/bom_apetite/tabelas/cal_ali.htm


Quer seguir uma dieta saudável? Siga então a dieta dos pontos, ou Reeducação alimentar! Boa sorte e boa forma para vocês, grande beijo!

Nenhum comentário:

Seguidores