Sarada sempre!

Sarada sempre!

domingo, 19 de junho de 2011

Dança - Atividade física e Terapia

Desta vez, vou contar uma história para vocês da qual eu me emocionei esta semana. Eu tenho uma amiga, há uns dez anos, que é mais velha que eu, tem idade para ser minha mãe. É gordinha, fuma, adora uma cervejinha e é viciada em coca cola.


Apesar das diferenças, a gente se dá muito bem, e eu a respeito, pois ela é uma pessoa maravilhosa, e me passa muitos conselhos com bastante sabedoria. Pense numa pessoa descolada, desaforada, mas com muita classe e super engraçada, é ela!


A minha amiga me aceita com minhas peculiaridades, mas às vezes esquece que eu sou um pouquinho diferente.


Fui lá na casa dela, aí ela estava ocupada com algumas coisas, então, me ofereceu cerveja, eu disse - Não bebo, esqueceu? -Tá, então pega uma coca... -Eu bebo água, pode deixar... - Metida!!!

Conversa vai, conversa vem, ela me disse que havia maracado umas sessões de drenagem linfática e depilação à laser! Gente, ela NUNCA faría um tratamento de estética, eu fiquei estática. Mas até entendi, pois com esses sites de oferta e promoções, como o GROUPON, apresentam ofertas imperdíveis, tratamentos de beleza que custam R$ 600,00, e você encontra por R$ 79,00. Eu achei maravilhoso, essa minha amiga se cuidar, e me inscrevi também no site, encontrei ofertas ótimas.



Conversa vai, conversa vem, ela me disse que tinha uma cirurgia para fazer, vai retirar o útero, e terá de deixar de fumar e de beber. Eu disse para ela que seria bom, que essa situação permanecesse, e que aliadao a isso ela fizesse alguma atividade física, talves hidroginástica, sei lá!


Ela me disse que gostava de dançar, e que estava procurando uma escola de dança de salão perto de casa, eu falei de um clube onde dão aulas de dança, e do namorado de uma amiga em comum que aulas particulares, mas acabei arriscando, mostrar alguns passos que eu havia aprendido, quando viajei em um cruzeiro marítimo.



Fui até em casa, peguei minha coletânea de músicas dos mais variados estilos, tais como merengue, salsa, forró e regueton, transferi para o pen drive dela, depois coloquei para tocar. Mostrei alguns passinhos para ela, que me acompanhou facilmente, olha que ela tem um molejão, viu!




Bom! Eu sempre achei que eu seria a aprendiz dela, pela sua experiência de vida e clareza de pensamentos, porém me surpreendi quando vi aquela mulher forte, cheia de ímpetos emocionadada, me dizendo que não imaginava que algum dia na vida pudesse me acompanhar em alguma coisa, devido a minha rotina dedicada à atividades físicas.



Vale ressaltar que se levarmos a dança à sério, podemos perder 600 calorias em 30 minutos, segundo Beto Barbosa, cantor de lambada há mais de 20 anos, em participação no quadra Dança dos Famosos, no Programa do Faustão.



Vamos então falar dos benefícios da dança:

* Desenvolve os aspectos físico, cognitivo, social e afetivo;
* Estimula o trabalho das funções psicomotoras, tais como: esquema e imagem corporal, tônus, equilíbrio, lateralidade, dissociação do movimento, estruturação espaço-temporal; praxia global e fina, ritmo e relaxamento;
* Desenvolve as possibilidades musicais e rítmicas;
* Auxilia no contato com os fatores do movimento (espaço, tempo e intensidade);
* Desenvolve a expressividade corporal e dramatização;
* Previne deficiências físicas e posturais;
* Auxilia na percepção visual e auditiva;
* Socializa, possibilitando conviver harmoniosamente em grupo;
* Amplia a linguagem corporal do aluno e a capacidade motora;
* Desenvolve a criatividade como elemento de auto-expressão;
* Conduz o aluno a aguçar o gosto pela arte;
* Proporciona a aquisição de um corpo ágil, alongado e sadio;
* Desenvolve a disciplina; e
* Possibilita uma opção de profissão.



Agora, amigas. Eu gostaría de fazer um pedido pessoal à todas vocês. Gostaría que vocês, na fé de cada uma, emanassem vibrações positivas para que essa minha amiga passe por uma mudança progressiva em sua vida, deixando de fumar, de tomar tanta cerveja e largasse de vez esse vício com a coca cola, e que a dança seja algo tão viciante em sua vida que sua saúde e hábitos sejam cada vez mais afetados pela atividade física, ok? Um grande beijo e fiquem com Deus!!

2 comentários:

Cida Vieira disse...

Ola, amo dançar e me sinto em outro universo qdo estou em um salão , danço todos os finais de semana. Bjos!!!

Unknown disse...

É isso aí, Cida!! O importante é cuidar do corpo, e se sentir prazer com isso, melhor ainda, jogue duro, amiga!! bjs

Seguidores