Sarada sempre!

Sarada sempre!

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Suplementação - Tudo o que você precisa saber!

A revista MOVIMENTO MUSCULAR http://www.movimentomuscular.com.br/ trouxe uma discussão muito bem detalhada sobre nutrição esportiva, da qual eu gostaría de fazer um peueno resumo para vocês.

Vários artigos sobre suplementação discutidos por nutricionistas especializados em nutrição esportiva que quebram paradígmas que circundam o mundo do atletismo.


Eu fiz uma análise das palavras de cada profissional, pois seria plágio copiar o texto de cada um aqui, e esse não é o meu estilo, então, espero passar uma idéia da visão de cada um deles para vocês.


Por que não podemos ficar sem suplementos?



Normalmente suplementos são considerados pela sociedade como produtos voltados especificamente para atletas. Mas o perfil de atletas há muito tempo deixou de ser aquelas pessoas que vivem para o esporte exclusivamente. Nem todos atletas têm patrocínio e muitos deles precisam trabalhar para sustentar o esporte, uma vez que os custos para manter um esporte como o fisiculturismo, são altos. Por outro lado, cada vez mais o esporte vem se difundindo entre pessoas comuns. Pessoas que embora não participem de competições, têm uma rotina de trabalho normal, aliados à treinos de atleta. Todo esse esforço físico exige uma alimentação rica em proteínas, além de 6 a 7 refeições diárias. Fica difícil seguir a uma dieta com essas características, tendo uma rotina dinâmica sem recorrer aos recursos da suplementação. Suplementos são alimentos em pó com nutrientes de boa qualidade. E tem também a praticidade, pois os suplemetos são fáceis de preparar, podem ser levados na bolsa, para qualquer lugar e não ficam devendo nada para os alimentos naturais. Eles podem vir no formato de barrinhas de proteína, shakes, cookies, cápsulas ou balinhas mastigáveis.

"Muitos atletas até levam suas marmitinhas com as porções diárias preparadas. Agora, seria realmente bom se conseguissem tirar tudo do que precisam do alimento natural, mas isso se torna uma matéria impossível quando se fala em alto rendimento e nutrição." (Luciane Vieira)

* A Luciane Vieira é nutricionista esportiva, formada pela USC/Representa a ADS Suplementos nutricionais/É vice campeã mundial, Campeã Paulista e Brasileira Figure Fitness.

O consumo ideal de proteínas

Na medida que os treinamentos de força vão crescendo, há a necessidade de revisar a ingestão de proteínas, pelos atletas, pois esse consumo é crescente, e a alimentação natural já não supre essa demanda energética dentro de 24 horas.

"O consumo de maiores quantidades de proteína pode ser satisfeito pela adequação da dieta, podendo ser utilizados como recursos os suplementos protéicos." (Mírian Loiola)


A recomendação protéica para indivíduos sedentários é de 0,8 g/kg de peso corporal, e no caso de praticantes de atividades físicas, essa necessidade é aumentada.

Cada indivíduo tem uma necessidade diferente de ingestão de proteínas, isso varia do gasto energético de cada um, condicionamento, treinamento e nível de desgaste muscular. Quanto mais pesado é o treino de força, maior é a necessidade da ingestão de proteínas, porém se esse consumo for maior que a necessidade diária do indivíduo, ele não ganhará mais massa muscular do que a demandada pelo seu próprio organismo.

Embora haja uma grande preocupação com os possíveis efeitos prejudiciais à saúde, devido ao uso excessivo, teoricamente a ingestão excessiva de proteínas podería prejudicar as funções renais, porém, o consumo excedente é excretado. Ainda assim, inexistem evidências que comprovem qualquer efeitos negativos em indivíduos normais, mesmo com ingestões prolongadas. No entanto, indivíduos com um histórico de disfunções no fígado ou rins, devem moderar o consumo e não ultrapassar a capacidade de funcionamento desses tecidos.


O consumo consumo de suplementos nutricionais é útil para atingir a quantidade ideal de proteínas diárias, tanto para praticantes de atividades físicas, bem como pessoas sedentárias.


* Mírian Loiola é nutricionista, especialista em nutrição clínica funcional pela VP/ Nutricionista da NeoNutri Suplementos Nutricionais/ Consultora Nutricional e em Bioquímica, Fisiologia, Treinamento e Nutrição Desportiva pela Labex- Unicamp.

Quem pode usar suplementos?



Muitas pessoas acreditam que só atletas podem usar suplementos. Existem sim, produtos ligados diretamente à atividade física, devido à seus efeitos estrogênicos, como a cafeína e creatina, mas a maioria dos suplementos alimentares podem ser consumidos por pessoas sedentárias, eles nada mais são do que alimentos em pó, ricos em nutrientes e de consumo mais práticos para o dia a dia, repleto de obrigações, que dificultam a disposição de alimentos frescos em horários exatos.

O fato de os suplementos serem alimentos "artificiais" em pó, não os diferem por completos dos chamados alimentos naturais. O milho, o arroz, o trigo e a cenoura, por exemplo, não são "naturalmente" encontrados na natureza. Eles sofreram mutações genéticas e hoje seu cultivo depende do manuseio humano para continuarem sendo produzidos. Isso aproxima ainda mais estes ditos alimentos naturais dos suplementos nutricionais.

Embora, para alguns, ao falar de suplemento alimentar pareça algo medicamentoso, específico e que deve ser usado com muito cuidado, seu uso é tão natural quanto o milho e a cenoura que estão tão presentes no dia a dia das pessoas.

"A meu ver, assim como nos EUA, produtos como whey protein, caseína, maltodextrina, mix protéicos, refeições líquidas, deveriam ser vendidos em supermercados, nas conveniências dos postos de gasolina, lanchonetes, ou seja, dispostos para toda população." (Rodolfo Anthero de Noronha Peres)

* Rodolfo Peres é nutricionista esportivo, e co-autor do livro "Are you ready?".


Batalha contra o preconceito aos suplementos


Devido à concorrência entre as empresas alimentícias líderes de mercado e a rivalidade nada sadia entre elas, desencadeou um sentimento de insegurança entre os órgãos reguladores e consumidores, com relação ao consumo de nutrição esportiva no Brasil.


Em 2008, deu-se início ao movimento de união entre as grandes empresas, GT Nutrition e Integralmédica, na tentativa vitoriosa de reativar a extinta Associação de Empresas de produtos nutricionais do Brasil,a ABENUTRI, afim de atualizar a regulamentação que rege o setor. Em pouco tempo, duas outras empresas uniram-se ao grupo: a Carduz Com. Exterior e a WW Sports. Hoje, o quadro de associados da ABENUTRI é composto pelas principais empresas no país relacionadas ao setor de suplementação alimentar. ADS labs., Carduz, Galdrin Group, GT Nutrition, Import Sports, Integralmédica, Midway, Neonutri, Probiótica, WW Sports, entre outros associados profissionais, e associações independentes que compõem o grupo, em sua maioria junto à ANVISA.


Entre essa empreitadas está a atualização da antiga resolução 222/98, que regulava os alimentos para praticantes de atividades físicas, revogada em meados de 2010 pela nova resolução de 18/10 que, entre outras coisas, liberou a comercialização da creatina no País, depois de 10 anos de supensão.


Além dessas batalhas de regulamentação, existe também a mídia não especializada, que passa uma imagem deturpada sobre o uso de suplementos alimentares, em muitas vezes até, a possibilidade de possuírem alguma substância proibida ou associando os suplementos a esteroides ou anabolizantes; o que motiva a Abenutri à organizar e informar o mercado nacional, a fim de afastar essa imagem desgastada dos suplementos. Em vários países dewsenvolvidos, os suplementos são vistos como os principais aliados de quem procura melhorar sua qualidade de vida, através de uma alimentação mais rica e balanceada.


No ano passado, a Abenutri se uniu a um projeto estruturado pela Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres (Abiad), onde em um workshop realizado em Brasília, trouxe ao Brasil, vários profissionais renomados, a exemplo do Professor Dr. phd. John N. Hathcock, que expressou a segurança do uso de suplementos alimentares nos EUA e Europa. Neste evento ficou evidente a diferenção regulatória entre o Brasil e demais países da América do Sul. No Brasil, conforme a própria ANVISA, na reunião internacional das agências reguladoras, que aconteceu no Chile, o Brasil ao lado da Colômbia, são os únicos países da América Latina que não possuem regulamentação específica para suplementos alimentares, nos identificando como um doas países mais atrasados do continente, no segmento de nutrição esportiva.


* Dr. André Joyce Cunha/ Direto GT Nutrition/ Diretor tesoureiro ABENUTRI

Nenhum comentário:

Seguidores