Sarada sempre!

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terça-feira, 5 de abril de 2011

Substâncias para atletas


Sempre que vejo comunidades no orkut, relacionadas à musculação, logo surgem pessoas que pedem dicas de substâncias que emagrecem ou que auxiliam na composição rápida de músculos. Eu normalmente, fico um pouco irritada, pois sei que na maioria das vezes, essas pessoas não lêem os conselhos, que eu gosto de dar, por que elas querem uma resposta diferente da que eu tenho para oferecer. Na verdade, todos querem soluções milagrosas para os quilos a mais, a flacidez, e ausência de músculos. A solução está basicamente na prática de exercícios aeróbicos e musculação, aliadas a uma alimentação saudável. Então, eu listei aqui, algumas substâncias que eu acho importante para a manutenção de músculos, ótimo desempenho, e forma física adequada.


A aveia é um alimento essencial para todos os atletas, ela auxilia na redução do colesterol ruim. Possui cálcio, ferro, vitaminas, hidrato de carbono e fibras. Sua fibra solúvel beneficia o funcionamento intestinal. Seu consumo reduz a absorção do colesterol ruim (o LDL). Controla a glicemia, e a pressão arterial. Para que a aveia exerça um bom funcionamento em seu organismo ela deve ser consumida todos os dias. Ela pode ser adicionada em sucos, iogurtes, salada de frutas. Pode ser consumida crua, em mingaus, vitaminas, em sucos, ou como desejar.




A melancia tem poucas calorias, auxilia no emagrecimento e ajuda na desintoxicação do organismo. A melancia é diurética e refrescante. O suco da melancia deve ser feito sem adição de água, somente batendo a poupa da fruta com as sementes no liquidificador e consumindo em seguida. Se adicionar semente de linhaça e aveia em flocos, o suco terá um valor nutricional maior.




Alimentos crus têm fibras e auxilia na perda de peso. Quem quer perder barriga deve se alimentar de alimentos crus, nas saladas, como folhas e legumes, tais como cenouras e beterrabas. Temperando sempre com sumo de limão, uma pitadinha de sal, de preferência o sal light, e azeite extra virgem, as saladas são um trunfo na alimentação das pessoas que praticam esportes e são adeptos a uma ótima qualidade de vida. Não aconselho temperar a salada com vinagre, pois vinagre contém alcóol, e este por sua vez, é altamente calórico.



Alimentos integrais funcionam como os alimentos crus, ajudando na perda de peso e consequentemente de barriga se ingeridos com moderação, pois até os alimentos integrais engordam. Na verdade não existe alimento que não engorde. Existem alimentos que tem menor quantidade de calorias, mas se forem consumidos com exagero, vão engordar da mesma forma.





O consumo de frutas secas, frutas desidratadas, sementes de linhaça, gérmen de trigo, castanhas do árá e de caju, nozes, aveia em flocos desidratada, cereias sem adição de açúcar ajudam no bom funcionamento intestinal, pois é rico em fibra. Esses alimentos misturados, são chamados de granola. è um alimento delicioso que pode ser consumido com iogurte desnatado natural e mel. A granola é alimento importante para o cérebro e ´músculos. A granola tem um alto teor nutriente por isso ajuda na sensação de saciedade, mas deve ser consumido com maneração, pois contém calorias, como qualquer outro alimento.

A semente de linhaça é ótima é um alimento funcional, pois contém carboidratos, proteínas, fibras e gorduras boas. Contém Ômega 3 e Ômega 6, que são ótimos para as artérias coronárias. É um alimento rejuvenescedor, ajuda a baixar o peso, auxilia no combate a anemia, câncer de mama, de próstata, de cólon, etc. Ameniza os distúrbios causados pela TPM, combate a acne, auxilia no controle a diabets, atua na vitalidade física, sistema nervoso, digestivo, combate doenças inflamatórias, combate a retenção de líquidos, fortalece o sistema imunológico, cardiovascular, intestinal, combate a agressividade e obesidade, ótima para os cabelos e pele. É um verdadeiro elixir da juventude!


Devemos beber pelo menos 2 litros de água por dia. Nosso organismo não vive sem água. A água auxilia no emagrecimento. Ela pode ser consumida a qualquer hora, gelada ou natural. É necessária para regular a tempertura do organismo, mantém a pele hidratada e transporta oxigênio e outros nutrientes essenciais para as células. Como nós perdemos água o tempo todo, através da urina e transpiração, temos que fazer a reposição de líquido o dia inteiro. O consumo de líquidos é importante para o bom funcionamento dos rins. Pessoas que sofrem de problemas nos rins consumem pouca água.


A batata doce é um dos alimentos preferidos dos praticantes de musculação e fisicuturismo. Ela tem baixo índice glicêmico, libera energia mais lentamente, o que faz com que o pique no treino dure mais tempo. Isso significa maior rendimento nos treinamentos. É ótimo para ser consumido antes do treinamento, cerca de 1 a 2 horas antes do treino. Possui vitamina A, e vitaminas do complexo B, alguns sais minerais como cálcio, ferro, potássio, fósforo e um pouco de vitamina C. possui 5 vezes mais de cálcio que a batata inglesa.

Polivitamínicos. Com a correria do dia a dia, as vezes fica difícil manter uma alimentação completa, com todoas as vitaminas necessárias diárias ao nosso organismo. O consumo de polivitamínicos serve para auxiliar na complementação da ingestão dessas vitaminas. Se o nosso organismo ingere as quantidades necessárias de vitaminas diária, ele irá funcionar perfeitamente nos dando mais energia para a prática de esportes e demais atividades do cotidiano.


As frutas são ricas em fibras e auxiliam no emagrecimentos. Se comidas com cascas, a quantidade de fibras é maior. São fontes naturais de vitaminas e sais minerais. Elas alimentam e ajudam no emagrecimento e o bom funcionamento do intestino. É importante alertar que as frutas também engordam e contém glicose. As frutas proporcionam a sensação de saciedade, então é o alimento ideal para ser ingerido entre as principais refeilçoes, ou à noite como forma de colação. Nas dietas de emagrecimentos elas podem substituir os pães, chocolates e doces.



Suplementação


Quando a pessoa pratica musculação já a algum tempo, já conquistou resultados significantes e tem uma rotina regular de treinamentos, surge a necessidade de se fazer uma suplementação. Normalmente, a suplementação é direcionada para os atletas, pois eles têm a necessidade de ingerir uma quantidade maior de vitaminas, para dear suporte a enorme quantidade de energia que eles exercem na prática de exercícios. Uma pessoa que malha somente para se manter magro ou para manter uma boa qualidade de vida, não tem necessidade de fazer uso de suplementos. Se a pessoa quer músculos, massa magra e tem disposição para fazer séries de treinamentos pesados, essa pessoa pode e deve fazer uso de suplementos. O suplemento mais utilizado é o whey protein. Essa substância está presente no soro do leite bovino e é uma proteína naturalmente completa. Contém todas aminoácidos essenciais para auxiliar na cosntituição física e aumentar o desempenho atlético. O whey protein é uma proteina solpuvel e fácil de ser digerida e absorvida eficientemente no corpo. Manda rapidamente nutrientes para os músculos. Aumenta os níveis de glutationa no corpo. A glutationa é um antioxidante necessário para o sistema. O whey protein ajuda a manter os atletas saudáveis e fortes para que seu desempenho seja o melhor possível!


Com essas substâncias e a prática adequada de exercíscios, com certeza, qualquer pessoa poderá ter a tão sonhada forma física e de quebra terá uma ótima qualidade de vida!

2 comentários:

Meire Victor disse...

Bom Dia adorei seu blog com certeza me ajudou muito e consegui tirar minhas duvidas.PARABÉNS!
bjs Ilze Meire

Meire Victor disse...

Vou tentar fazer tudo que ensinou,valeu
Meire Victor

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