Sarada sempre!

Sarada sempre!

terça-feira, 12 de abril de 2011

Ciclismo de rua


Pedalar é uma atividade aeróbica muito prazerosa. Indoors, ou outdoors, pedalar sempre será uma atividade que queima muitas calorias e mantém o corpo em forma. Pedalar na rua é mais emocionante no sentido que, a aventura é maior. Seguindo as normas de trânsito, dá para fazer desta uma atividade permanente em sua vida.

É sempre bom fazer uma revisão na bicicleta. Verificar se os pneus estão cheios, se não estão carecas. verificar os freios, levar sempre a um borracheiro de sua confiança, de preferência, sempre levar ao mesmo mecânico, que vai acompanhar e conhecer sua bike.

A altura do banco é importante. Ele deve estar na altura do seu quadril. O guidom deve ser mais alto que o banco. seus joelhos devem estar levemente flexionados, e você deve estar sempre com a coluna ereta. As pernas não devem estar abertas, ou fechadas demais, eles devem estar numa posição paralela e alinhada.

Antes de começar a pedalar, é sempre bom fazer um bom alongamento, para não sofrer nenhuma lesão durante as pedaladas.

O uso de MP3 é legal durante o exercício, porém, cuidado com o volume, pois, você deve estar atento ao trânsito. Antes de atravessar as ruas, olhe os dois lados, e calcule o tempo da travessia para não ser atropelado.

Estar alimentado também é fundamental, nenhuma atividade física deve ser executada com o estômago vazio. estômago cheio demais também não vale.

Água, antes, durante e depois das atividades físicas é sempre importante, portanto, uma garrafinha com água é essencial.

A proteção contra o efeito dos raios de sol deve ser levada em consideração. Óculos escuros, bloqueador solar.

Roupas confortáveis. Vale usar uma camiseta de manga comprida e tecido fino de algodão, e tênis, com meia, de preferência, antiderrapante. Existem bermudas acolchoadas, próprias para ciclistas e tênis especificos, mas se você não é atleta profissional, como eu, não tem problema vestir uma bermuda de malha e escolher um cochinho de gel.


Use luvas para proteger as mãos.

Capacete e joelheiras são aconselháveis.

As regras de trânsito para os ciclistas são:



  • Pedalar à direita, no sentido normal dos trânsito. Nunca ande na contra mão. Você pode se assustar com os veículos vindo em sua direção.



  • Os veículos maiores devem mantêr uma distância de 1m e meio entre ele e a bicicleta.




  • É obrigação dos veículos maiores preservar a segurança dos veículos menores. Assim como os veículos maiores, os ciclistas, por sua vez, também devem preservar a segurança dos pedestres.




  • Se o ciclista estiver montado, deve trafegar na rua, mas se ele estiver empurrando a bicicleta, deve estar no passeio, como os demais pedestres.




  • Vias de faixa vermelhas, são ciclovias, destinadas para o tráfego de biciclietas. A pista pode estar toda pintada de vermelho, ou somente haver uma facha lateral vermelha, pode haver contenção, ou simplesmente a pintura na pista. Este tipo de sinalização de ciclovias é a mais desrespeitada pelos motoristas. Eles trafegam pelas ciclovias, fazem ultrapassagem pela direita, atroplema os ciclistas, e at´estacionam nas ciclovias. Ainda existem aqueles que buzinam para que os ciclistas saiam da frente como se ali não fosse permitido a eles, acredite!

Não use relógios muito chamativos, para não atrair assaltantes. Mantenha uma certa distância, quando vir algum transeunte em ruas desertas, ele pode estar mal intencionado e te derrubar da bike.


Aqueles relógios que medem a frequência cardíaca são muito úteis, pois acompanham seu condicionamento físico enquanto você pedala.

Tenha preso a bike, um cadeado daqueles de moto com a chave, para quando você parar, deixar sua bicicleta segura, evitando que a roubem de você.

Espero que essas dicas sejam esclarescedoras e lhe motivem a pedalar ao ar livre.

Nenhum comentário:

Seguidores