Sarada sempre!

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quinta-feira, 28 de junho de 2012

Dicas de saúde do facebook

Como vocês sabem, sou viciada em saúde, e vivo dando dicas úteis pelo facebook, segue aqui algumas delas:


1.Não espere sentir sede para beber água. Quando você sente sede, é por que seu corpo já está desidratado. Uma dica é observar a coloração da sua urina. Se estiver muito amarela, é sinal que você precisa beber mais água. Sua urina deve sair transparente, pelo menos 3 vezes ao dia. Se sua saliva estiver muito espessa, é sinal de que você precisa beber mais água. Que tal ultrapassar a marca de 2 litros por dia? Eu te garanto que esse hábito só te fará bem!

2.Para dar sabor aos alimentos, prefira usar tempêros naturais, a exemplo de cheiro verde (coentro, hortelã, salsa, cebolinha, etc), tomate, alho, cebola, pimentão, do que tempêros prontos, como os caldos em tabletes, pois eles são cheios de sódio e conservantes que fazem mal à saúde e engordam.

3.Quer DETONAR celulites? Quer ACABAR com as gordurinhas extras? Faça um treino aeróbico diário! pelo menos 30 minutos por dia. Caminhada, corrida, jumping, step, spinning, natação, dança, boxe, karatê, muay thay, surf, escalada... ufa! 1 hora de treino aeróbico, se perde em média 600 calorias.

4.Quando for comer seu pão matinal com queijo e presunto, não acrescente também margarina ou manteiga. E por que não trocar o pão branco pelo integral com grãos? Vamos mais adiante? Troque o presunto por peito de peru, e o queijo amarelo por queijo branco. Seu café da manhã ficará mais leve e menos calórico, além de tudo, muito mais saudável. São nos detalhes onde está a diferença, pense nisso!

5.Antes do treino ALONGUE-SE! Não entre de cara na sala de musculação sem ao menos acordar seus nervos. Se você não quer uma distensão muscular, crie esse hábito em sua vida. Lembre-se, a distensão ou estiramento muscular não é privilégio de atletas. Previna-se!

6.Acrescente FIBRAS em sua alimentação. Comece com as saladas de folhas verdes, cenoura e beterraba cruas raladas, flocos de aveia, linhaça, frutas secas desidratadas (com moderação), e sinta a melhora em seu intestino, além da energia extra e saudável. COMPENSA!

7.Ter um abdomen definido vai muito além da estética. A gordura abdominal favorece o parecimento de doenças cardiovasculares. Enrigecer a musculatura da barriga melhora a sustentação da coluna, bem como fortalece o assoalho pélvico, importante para previnir e tratar a incontinência urinária. Vale ressaltar que para perder barriga, 80% depente da dieta, restando 20% para dedicar-se a corrida e abdominais.

8.Por que fortalecer músculos é importante? Os músculos junto com o esqueleto tem a função de dar mobilidade aos nossos movimentos, através de estímulos do sistema nervoso central. Se não trabalharmos os músculos, com o passar do tempo, perdemos elasticidade, ganhamos flacidez e perdemos força, com isso, adquirimos rugas. Músculos fracos sofrem de fadiga muscular, ou seja, perdemos força e rapidamente ficamos cansados. Então, antes do retorno estético, fortalecer os músculos vai muito além da vaidade, prevalecendo a saúde!

9.Diabetes, como funciona o organismo?

Diabetes tipo 2: Consuma Nozes e Feijão. Pessoas que têm diabetes tipo 2 podem e devem consumir nozes e feijão, pois estes alimentos contém propriedades capazes de controlar o nível de açúcar no organismo, promovendo melhora da quantia de glicose no sangue. O feijão já faz parte do prato brasileiro, porém as nozes nem sempre são adotadas na dieta. Assim, o ideal é começar a consumi-las e assim aumentar a defesa do organismo contra a diabetes 2.

10.A gelatina é uma sobremesa excelente, pois fortalece unhas, cabelos, melhora a pele, rejuvenece e hidrata. É rica em colágeno, que é responsável pelo fortalecimento dos ossos e articulações. É uma ótima opção, na versão diet para as dietas de emagrecimento, pois mata aquela vontadde de comer alguma coisa doce, ou de beliscar nos intervalos das refeições.

11.SAL DE ERVAS
(para substituir o sal. A dica é colocar no saleiro que vai à mesa)

Misture em porções iguais:
orégano,
alecrim, manjericão, cheiro verde, alho e cebola
desidratados. Compre estes temperos já secos.

Bata no liquidificador, guarde em vidros tampados e use
substituindo o sal.

12.Se você não curte saladas, mas deseja manter uma alimentação saudável com função desintoxicante, você pode bater folhas verdes no liquidificador junto ao suco matinal. A exemplo do suco de couve com abacaxi, ou o suco de laranja com maçã e couve que são deliciosos. O alface, ou outras folhas para saladas também pode ser acrescentados aos sucos, adicionando mais fibras e saúde em sua vida!


13.Você sabe lavar sua salada de alface? Somente água não é o suficiente para eliminar bactérias e agrotóxicos, então veja a dica: Após lavar as folhas, uma a uma em água corrente, deixe de molho por 10 minutos com uma colher de sopa de água sanitária e bastante água. Depois, enxague com uma solução de água e vinagre, que tem a função de retirar o gosto da água sanitária, depois é só escorrer. Tempere com limão, azeite extra virgem e uma pitadinha de sal, fica uma delícia, e é bem mais saudável!

14.Energéticos são bebidas estimulantes, compostas por cafeína e substâncias que potencializam o sistema nervoso dando estímulo e disposição. Uma bebida que tem esse poder, parece boa, né? Mas na verdade é um grande vilão, altamente prejudicial à saúde, além de conter as mesmas quantidades de calorias que um refrigerante comum. Vide recomendações de não poder misturar com bebidas alcóolicas, medicamentos, nem pode ser consumido por gestantes, mulheres amamentando ou crianças.

15.Pouco importa a roupa que você vai usar na academia. Sendo confortável e permitindo movimentos para sua flexibilidade, é o que basta! Conheço meninas que deixam de se exercitar, por que temem não preencher os padrões de "moda" das academias. Isso é bobagem, o suor come a roupa da moda, igualzinho a camiseta de propaganda furadinha.

16.Você sabia que a dieta é responsável por 70% dos resultados que você aumeja em uma academia? O treino é importante, mas só atende à 30% de todo o processo. Comer carboidratos integrais, proteínas e gorduras boas, é que faz a GRANDE diferença. Pense nisso!

17.Por que comer de 3 em 3 horas? Imagine que seu corpo é uma engrenagem de motor. A digestão é o motor em funcionamento, com 3 horas, ele começa a reduzir as atividades, então, antes que o motor pare de vez, damos mais trabalho pra ele continuar funcionando. Agora imagine esse motor parado por 5, 6 horas? O motor vai pegar no tranco! As engrenagens vão ficar muito mais lentas. Comer de 3 em 3 horas,... OBVIAMENTE EM PORÇÕES MENORES, ascelera o metabolismo, e mantêm nossas engrenagens em órdem!
Se o corpo fica acostumado a muitas horas sem receber alimentos, o organismo, que é inteligente, resolve fazer uma reserva de energia (gordura), para ser consumida durante esse tempo de estresse, por isso muita gente diz que nem come muito e mesmo assim engorda.

2 comentários:

62kilos disse...

oi, acabei de conhecer o blog e adorei. estou na luta para emagrecer e vim parar aqui ao procurar por receitas ricas em proteínas, já que tenho me aventurado pela cozinha e me deparei com um blog bem bacana. voltarei mais vezes, parabéns!
se tiver curiosidade, visite o meu blog, lá estou postando todo o meu progresso.
até mais!

http://62kilos.wordpress.com

Bárbara Costa disse...

Oi, vi seu blog e gostei. Muita força e fé, que você chega lá!

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