Sarada sempre!

Sarada sempre!

domingo, 8 de maio de 2011

Vida de atleta - Ana Maria Índia








Meninas, a finalidade de mostrar para vocês, a história de atletas aqui, não é para que vocês se tornem atletas, mas que vocês percebam o que todas elas têm em comum, e adicionem esses ingredientes em suas vidas. Disciplina e determinação!

Eu não podería deixar de contar a história dessa mulher a quem tanto admiro: A Ana Maria Gomes Soares, mais conhecida como Ana Maria Índia. Muitas de vocês já devem tê-la visto no Programa No Limite, da rede Globo. Eu já a admiro muito antes de sua participação no programa, por que eu curto MMA (Mixed Marcial Arts - a antiga luta livre), e ela é uma das representantes brasileiras no esporte. Sem contar que ela é baiana, aí eu puxo a sardinha para meu lado, rsrs.Ana Maria, 32 anos, é baiana, nascida em Barreiras, cidade do interior da Bahia. Sua paixão pelo esporte é tão clara que fica fácil de compreender as concessões que ela fez em sua vida, por esse amor. Ana Maria sempre foi muito moleca, suas brincadeiras de infância eram agressivas, vivia correndo, lutando com os meninos, subindo em árvore, tomando banho no rio, desde menina, algo fervilhava dentro dela.




Ela saiu de casa cedo, aos 16 anos, quando foi morar em Aracaju, para estudar. Mudou-se para Marília SP, e Só conheceu o esporte na idade adulta, aos 21 anos. Cursava Biomedicina na faculdade. "Foi amor ao primeiro quimono". Todo aquele movimento corporal, era um balé, que futuramente representaría a história de sua vida. Ana Maria, deixou a faculdade e resolveu se mudar para o Rio de Janeiro, e tornar-se atleta de jiu jitsu. Embora a notícia tenha pego sua família de surpresa, sua mãe a apoiou e foi sua patrocinadora mais importante, mesmo com o nascimento de sua filhinha Rayra, 08 anos.




A caçula de três irmãs, sempre foi o xodó da família, que a admira e apoia em suas decisões.

Ana Maria recebeu o apelido de Índia, pois para treinar e participar das lutas, ela usa tranças, que deixam os cabelos mais firmes e não atrapalham em cima do ringue. No dia a dia, ela gosta de usar acessórios rústicos que lebram artigos indígenas

Dona de um corpo perfeito, com músculos bem definidos, Ana Maria jura que não segue nenhuma dieta específica: "A minha dieta é não comer lixo, ou seja, coisas que não servem para nada."

ENTREVISTA

1. Como você era na infância e na adolescência? Gordinha ou magricela?




Ana Maria: Eu criança, eua uma magrela, com 12 anos, eu pesava 22, quando menstruei, de uma hora para outra virei mulherão.

2. Quando você passou a se preocupar com seu corpo? Quando começou a fazer musculação?




Ana Maria: Sempre fui hiperativa, sou do interior, meu negócio era brincar, correr, nadar, subir em árvore. Nada de vaidade, mais diverção. Por consequência, eu ficava sempre bem, não conseguia parar nunca.












3. Como você decidiu ir morar em uma academia, com um monte de atletas



de luta? Como isso aconteceu?



Ana Maria: Ha verdade é que já vivo assim, normal. Nunca saio de casa, mesmo quando morava na minha casa, é casa academia, academia casa, Amo o que faço, me sinto plena, não sinto necessidade de muitas coisas.
Mas, minhas casas sempre foram um porto seguro para galera, mutos atletas ja moraram em minha casa ou ja passaram por lá. Mesmo quando eu não tinha cama, minha casa era só um tatame em uma kitnet, sempre tinha uma turma. Sempre dávamos um jeito.
Aqui no Ct (centro de treinamento) já era tipo minha casa. Eu morei em Copacabana e em Botafogo, a academia fica no Recreio, várias vezes tinha que dormir por aqui. Mas sempre no quarto com todo mundo, eu não morava antes aqui por isso. Eu teria que ficar com os meninos, aí ja era demais para mim... rs... Preciso de espaço, tenho muitos quimonos... rs... vestidos, luvas, saltos... kkkk nada haver com nada.
Mas ai Rogério "Minotouro" certo dia, estávamos conversando depois do treino, e eu falei que precisava sair do meu apê e ainda não tinha para onde ir. Ele disse, "Por quê não fica aqui Ana?" eu falei "por que não quero tirar a privacidade dos meninos."
Ai ele disse: "Fica com o quarto da frente."
Eu disse: "EU posso? hehehe meu sonho sempre foi morar aqui. Mas eu queria esse quarto... hahah sempre que eu olhava ele hà 3 anos atraz eu ja pensava, hummm queria morar aqui.
Rogério é de uma generozidade absurda. Não tenho nem palavras do que é conviver com um ser humano assim.




4. Você ficou grávida durante sua carreira de lutadora, seu corpo mudou depois da maternidade? O que você fez para se recuperar?



Ana Maria: Foi. Fiquei grávida durante minha carreira. Mas treinei ate 5 meses de gravidez, fiz parte física até o nono mês. Quando minha filha nasceu, um mês depois, voltei a treinar, quando ela tinha 4 meses eu ja estava competindo. So subi 8 kg. Quando tive nenêm, um mês depois, nem parecia, tinha algumas pessoas que falava assim: "Vc não estava gravida?...rs..."




5. Você segue alguma dieta restrita? Como é a sua dieta?




Ana Maria: Não faço dieta não. Adoro comer. Gosto de tudo, nem entendo quando alguém fala assim...Eu não como isso.
Não sei o que é isso, eu como tudo. E bebo todo tipo de suco. Só faço dieta para tirar peso na época da competição.




6. Qual a sua rotina diária?



Ana Maria: Segunda, quarta e sexta, de manhã, vou para Copacabana treinar de quimono na CHECK MAT. Levo 1:40h até chegar a academia. vou lá, treino e volto para o Recreio. Chego, almoço e ás 18:00h vou para funcional, depois treino de novo. Terça, quinta e sábado, dou aula de 8:00 às 9:00, 9:00 às 10:00, de 10:00 às 11:00, rs. Depoid das 14:00 às 15:00, 15:00 às 16:00 rs, depois de 19:00 às 20:00...rs...depois faço minha preparação com arremeço. Isso é o que está rolando hoje, mas toda hora muda, depende do que vou lutar.







7. Quando você decidiu fazer suas tatuagens? Elas tem algum significado em especial?




Ana Maria: Se vc observar todas elas tem assas. Sou livre nasci p voar.






NO LIMITE




8. Como foi fazer o programa No Limite? Você teve que deixar sua rotina de treinos e alimentação esportiva, e aí?



Ana Maria: Foi massa...rs...Tudo vale a pena quando a alma não é pequena né?..rs...adorei! Para mim, eu estava acampando com uma galera que eu não conhecia e tinha que fazer umas brincadeiras. Só isso. Uma brincadeira de gente grande que valia uma grana.
Tava precisando de férias, e aquelas vinheram bem a calhar, estava em um rítmo muito forte de competições de treinamentos, e eu nunca havia parado nunca nunca, mesmo de quando operava dava um jeito de treinar. Aquele programa caiu do céu literalmente. Descansei.





9. Que dica você dá para as leitoras que querm ter um corpo sarado como o seu?

Ana Maria: Bom, minha dica é, procure algo que te der prazer, que faça você querer levantar da cama amarradona para ir fazer, só assim fazendo algo que te deixa bem, você vai se sentir bem. Por obrigação não funciona. você desiste no caminho.

Bate Bola

Nome: Ana Maria Gomes Soares

Idade: 32

Data de nascimento: 20/08/78

Signo: leão

Hobby: jogar vídeo game

Defeito: Não ter meio termo

Qualidade: Sou boa amiga

Um atleta: Ronaldo fenomeno

Uma atleta: Adriana Araujo

Uma palavra: Percistencia

Um ídolo: Minotauro

Uma música: Chover "cordeu do fogo encantado"

Um filme: Até o limite da Honra

Um livro: A arte da guerra

Um pecado: Gula

Uma dádiva: Minha família

Uma pessoa nota dez: Minha irmã Nane

Uma pessoa nota zero: Carina Damm

Qual o lema da sua vida: Sempre em Frente

Uma lembrança de infância: chupar cana na beira do rio

O que é sagrado pra você: Minha filha

Parte preferida do corpo: Minhas costas

O que mais detesta: Pessoas sem noção espacial

Uma frase: Se quer. faça acontecer.

Nenhum comentário:

Seguidores