Sarada sempre!

Sarada sempre!

domingo, 29 de janeiro de 2012

Dieta de baixo índice glicêmico

Todo mundo, quando faz dieta para secar a barrica se pergunta por que fez todas as substituições, e ainda assim, chega um momento na dieta que o peso não abaixa de jeito nenhum. Antes de partir para os remédios emagrecedores é interessante repensar a sua dieta e nos exercícios que você está fazendo. Então, eu descobro que existe solução para isso, com a dieta de baixo índice calórico.
Já que não podemos deixar de consumir carboidratos de vez, pois esles são os responsáveis em nos dar energia para fazermos esforços físicos, principalemente se praticamos exercícios físicos de alta intensidade, como musculação de segunda à sábado.
Essa dieta é bastante seguida pelos atletas de fisiculturismo, na fase de pre contes, como eu já havia dito à vocês, aqui no blog, o período que antecede as competições, quando eles precisam estar "sequinhos", para deixarem os músculos mais à mostra.

Proposta da dieta:

Estimular o consumo de alimentos que não elevam o nível de glicose no sangue, além dos carboidratos complexos que liberam pouco açúcar no sangue. Os alimentos integrais, aveia, soja, legumes, frutas e vegetais, substituindo arroz e farinha branca, refrigerantes, mel e batata.
Basicamente, esta dieta é composta de alimentos ricos em fibras e pobres em glicose. Eles liberam pouca insulina no sangue, com isso eliminam a gordura indesejada.
Na fase inicial da dieta, é possível se perder até 2 kgs de gordura corporal em uma semana, quando o corpo está em fase de adaptação da dieta.
Cada metabolismo responde de uma maneira diferente, isso depende das escolhas de cada indivíduo e do que ele coloque em seu cardápio.

Nessa dieta é ideal se alimentar de 3 em 3 horas, evitando longos jejuns. O preparo das proteínas também deve ser criterioso. Retire toda a pele dos peixes e aves, assim como a gordura da carne bovina, extraia ao máximo qualquer resquício de gordura, além de evitar o consumo de gorduras saturadas. Prefira sempre cozinhar os legumes no vapor e grelhar as carnes. Evite sal e açúcar também.

No café da manhã, troque o pão branco pelo integral, ou cereais sem açúcar. No lugar do leite, tome extrato de soja, ou suco de laranja ou maçã, batido com aveia, linhaça ou semente de girassol, sem açúcar. Uma fatia de queijo branco é indicada, ou de soja branco light.

Maçã, pêra ou melão são frutas com poucas calorias, e baixo teor glicêmico.

Acelga, rúcula, alface, ou repolho podem substituir o arroz. assim como, chuchu, brócolis, couve flor, beringela, sempre acompanhados de uma colherde seopa de linhaça. Segue uma foto do meu almoço dominical já adaptado à dieta de baixo índice glicêmico:

Salada de alface com limão e linhaça;
Chuchu com limão e ervas,
Frango glelhado, temperado com ervas.


O leite de soja é rico em proteína, e pode ser consumido no lanche da tarde, no preparo de alguma vitamina, ou puro mesmo. Eu prefiro o da marca Ades, é mais saboroso.
O mais interessante desta dieta, é que ela não precisa ser exatamente uma dieta de emagrecimento, ela pode funcionar como um estilo de vida.
A redução de peso é moderada. na primeira semana, você pode perder até 2 kgs, na segunda 1kg, na terceira 1 kg, o que pode te fazer perder até 4 kgs por mês em média. Isso vai depender do organismo de cada um.

Embora não haja nenhuma comprovação científica da eficácia desta dieta, ela não tem contra indicações, podendo ser realizada por gestantes, crianças e idosos, até pessoas doentes, pois não exclue nenhum grupo alimentar.

Espero que tenham gostado da dica. Eu adorei a idéia, e estou seguindo, com umas diferenças, pois eu estou tentando ser atleta e tomo suplementos alimentares. Grande beijo e fiquem com Deus, até a próxima!



5 comentários:

Unknown disse...

Barbara,
seu blog tem sido de grande utilidade pra mim. Estou fazendo pela segunda vez musculaçao a 3 semanas, jah havia feito antes, malhei 3 meses, mas sem alimentaçao correta e como nao via resulta algum acabei desanimando e sai. Mas estava sentindo necessidade de me movimentar sabe? Nao queria ser mais uma gordinha. Começei a malhar novamente, em outra academia e conversei com o instrutor pra me dar algumas dicas e toques em que eu poderia melhorar meu treino. Ele me recomendou tomar Picolinato de Cromo e melhorar a alimentaçao, se nao nao iria ver progresso dnovo. Comecei uma dieta de folhas e proteinas.
Estava no inicio da segunda semana quando achei sei blog, nossa ele me motivou d vdd, amo suas publicaçoes e estou sempre lendo e relendo. Sua historia me ajuda muito, o inicio da dieta pra mim foi muito sacrificante estava achando terrivel, mas pus em minha mente oq vc falou em uma d suas publicaçoes, pra ver resultado TEM q fazer sacrificio... Estou entrando na quarta semana de treino, essa semana começo i treino mais puxado e estou animadissima, suas dicas me deixaram empolgadas e jah estou vendo algum resultado. Jah estou BEM mais magra, ainda falata queimar um pouco de gordura na barriga mas so ai msm, e vou melhorar cada vez mais, sei q vou conseguir chegar lah... Nao deixe de postar sempre q puder, sentimos falta, rss.
Obrigada por partilhar sua historia conosco.

Ana disse...

Oi Bárbara, estou adorando seu blog.
Você demonstra seu caráter e altruísmo ajudando as outras pessoas a conquistarem um corpo saudável e uma auto estima legal.Suas dicas são o máximo!

Elayne Lima disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Elayne Lima disse...

Boa tarde Barbara, estou adorando seu blog.. e venho lhe pedir ajuda desesperadamente.. HELP!!! Me ajuda a ficar sarada!!! Cansei d malhar e nao ter resultado nenhum.. voltei a malhar tem uns dois meses e ainda nao comecei a suplementar, gostaria de uma ajuda em relaçao a isso. Minha intensao é HIPERTROFIA. Tenho 1,72 d altura e peso 57 quilos. Quero musculos e mais musculos.. me ajuda =D. Bj Elayne Lima

Unknown disse...

Meninas, confesso que estou sem escrver há 4 meses neeste blog. Eu me desmotivei um pouco, aqui no blog, na musculação não, rsrs mas agora com vocês aqui, vou tomar vergonha e continuar escrevendo, meu post será sobre o uso de termogênico muito bom, ajuda a emagrecer, não te faz perder massa magra, e te dá um gas para seguir com os treinos, obrigada por participar e beijos.

Seguidores