Sarada sempre!

Sarada sempre!

terça-feira, 19 de julho de 2011

Queridas amigas,


Me desculpem pela demora em escrever, eu prometo que vou escrever com mais frequência. Mas esses dias foram um pouco corridos para mim. Eu estava em uma viagem a uma cidade há 240 km de Salvador, chamada Cipó.

Estava dando prosseguimento aquele meu trabalho de pesquisa de caracterização do Turismo receptivo na Bahia, e fui escalada para trabalhar lá. A exemplo de Porto Seguro, eu mantive a minha dieta, e como não tive muito tempo de ir em uma academia, fiz caminhadas, além de ter conseguido uma bicicleta e fiz meus treinos, cada um de pelo menos 1h de duração.

O mais interessante nesta viagem foi que agora teremos novas leitoras assíduas do Liga das Saradas, e eu pude ser uma boa influência para minhas amigas Cipoenses. Encontrei uma amiga, se formou em Turismo junto comigo, na Fundação Viosconde de Cairu, Nossa! que mundo pequeno!!


Depois dos dias em contato comigo, minha amiga já vai de casa para o trabalho andando ou de bicicleta, isso para mim é um ponto positivo muito forte, pois estou plantando uma sementinha do bem nas pessoas.

Devidas homenagens feitas, vamos falar o que interessa!!

Vou falar uma coisa que alguns é um assunto proibido e para outros é algo viciante: Os treinos aeróbios. Por que você deve manter esses treinos para o resto de sua vida.

Normalmente, se fala muito em fazer exercícios aeróbios, quando a finalidade do treino é o emagrecimento. Em parte isso é verdade, porém, essa não é sua única finalidade, para entender melhor, vamos saber o seu significado: TREINOS AERÓBIOS são qualquer exercícios que asceleram seus batimentos cardíacos e elevam a temperatura do seu corpo, e faz com que ascelere a movimentação do sangue no seu corpo. Qual a vantágem disso? Toda essa dinâmica, ascelera seu metabolismo. O metabolismo é o conjunto de substâncias químicas que transformam o seu corpo, fazendo-o emagrecer ou engordar, permitindo o crescimento e reprodução humana.


Outro dia, passou no programa Viver Bem , da Globo, a respeito da síndrome metabólica, que é quando um doença interfere no nosso metabolismo, a exemplo da diabets, disfunção na tireóide e ovários polisísticos. Sabe qual foi o diagnósticos dos médicos no programa?

EXERCÍCIO, EXERÍCIO e EXERCÍCIO!!!



Uma caminhada de pelo menos 30 minutos diários, faz uma grande diferença em sua vida!


Então, se você tem algum desses problemas de saúde, já sabe o que deve fazer, né? Calce seu tênis, coloque sua malha e vá correr, pedalar, nadar, fazer musculação, mas NUNCA fique parada!


Se movimentar é SEMPRE bom, veja que até os pacientes em coma devem fazer fiseoterapia, imagina você que está aí com tudo funcionando direitinho, qual é o seu motivo para estar parada?

Voltando a discussão a cerca dos exercícios aeróbios, é muito comum as pessoas só fazerem estes exercícios com a finalidade de emagrecer, uma vez que eles provocam a queima de calorias. De fato, todo exercício aeróbico provocará uma queima de calorias, então, as pessoas que querem ganhar massa muscular, ou por que são magrinhas, ou por que querem ficar com os músculos mais aparentes, preferem não correr o risco de perder ainda mais massa muscular.

Isso realmente pode acontecer, se a pessoa se exceder nos treinos aeróbios. É o que chamam de catabolismo: quando o tempo de exercícios supera o fornecimento de energia, por isso é importante se alimentar antes da prática de exercícios, e se hidratar durante. Quando ocorre o contrário, e a pessoa ganha massa muscular, é o que chamamos de anabolismo.


O ideal é o equilíbrio entre as duas coisas, queimar calorias sem perder massa e ganhar massa sem ganhar gordura!


Então é isso meninas, por hoje é só, mas mantenham a presença rente aqui, pois estou sempre em busca de informações boas para nós que amamos o esporte, o shape sarado e a saúde em alta. Beijo!!

3 comentários:

Nyne Barretto disse...

Oi... parabéns por conseguir manter uma dieta e treino mesmo fazendo tantas viagens! Sei que nao deve ser fácil! Espero q consiga alcançar todos os seus anseios e q seu esforço seja recompensado. Boa sorte! Aline

Thalita disse...

OLá!
Que bom que voltou com os posts!
Sobre os aerobicos, eu não ando fazendo muito, mas preciso urgente!!!
Realmente faz toda a diferença!
BJos
THalita

http://oprojeto2011.blogspot.com/

Unknown disse...

Meninas, é duro seguir com a dieta e não poder fazer os exercícios de musculação junto com os treinos aeróbios, mas eu estou tentando.

Vou tentar escrever com mais frequencia, grande beijo a todas, estamos de volta!!

Seguidores