Sarada sempre!

Sarada sempre!

segunda-feira, 4 de abril de 2011

O gosto pela leitura



Não é por que eu me preocupo com meu corpo que deixarei de cuidar do meu cérebro. Nas últimas semanas, eu li alguns livros que me possibilitaram viajar em um mundo fictício, onde parecia que eu estava mergulhada no enredo daquelas histórias, e via cada imagem produzida em minha mente através daquelas palavras. A leitura tem essa magia. Eu me interesso pro todo tipo de leitura. Aprendi desde cedo que qualquer tipo de leitura é boa, mesmo aquilo que é abominado pelos outros, estamos sempre eprendendo, então, é melhor ler do que perder tempo com coisas que não tem nada a ver. Sem contar que com a leitura, melhoramos nosso vocabulário, a dicção, e nafloramos a imaginação. Vou citar alguns dos livros que eu li, e então vou fazer uma crítica péssoal do que achei dos livros:




O Perfume. A história de um assassino - Patrick Süskind






É um suspense que conta a história da vida de Jean Baptiste Greniuille. Um homem que passara a vida sem ter cheiro próprio, com isso, sem essência. Tinha um talento único de identificar odores, e de criar essências inesquecíveis. Um perfumista talentoso, com dotes peculiares e sinistros. Apesar de ter passado toda a vida sem diferenciar valores, conhecer a doçura ou ter qualquer conciência do que seria um afago, ele é quase um herói. Ele de fato é um assassino, mas não existe maldade ou crueldade em seus delitos, não existe sentimentos que discrevam seus atos, simplesmente uma instinto irracional, talvez algo que Freud possa explicar... Perfume é um livro instigante, muito interessante, com emoções que só deixarão de acontecer após a leitura da última página. Vale a pena conferir esse suspense escrito por um alemão, cuja história ocorre na França.








O Futuro da Humanidade - A saga de Marco Polo: Augusto Cury




É a história de um estudante de medicina, que fica indignado com a falta de sentimentos que seus colegas já formados tem com os corpos utilizados como objeto de estudo. É um texto muito rico, repleto de surpresas, temas altamente relevantes e quebra os paradigmas acada capítulo. Se você está imaginando que Augusto Cury só escreve temas ligados ao espiritismo, está completamente enganado. Neste livro não há uma só linha que sequer lembre esse tema. O que não deixa de ser um romance que atue como um livro de auto ajuda, sem ser chato. A história descrita em O futuro da Humanidade é tão intrigante que é difícil abandonar a leitura. Os temas debatidos são de extrema relevância no âmbito psiquiátrico e estimulam o leitor a repensar seus conceitos e melhorar enquanto ser humano, de forma divertida e emocionante, posso até dizer natural.








O que é um ser humano? O que há por trás de cada indivíduo? Será todos os seres humanos são iguais? E se são diferentes, o que leva alguém a crer que é melhor ou pior que os os demais?



Todos estes questionamentos têm resposta nesse livro fascinante da literatura Brasileira.






Cidade de Deus - Paulo Lins







O Grande erro de quem gosta de cinema é achar que vendo o filme, terá a mesma sensação de ler o livro. Sem dúvida, o livro é muito mais emocionante e verossímil. O livro é muito mais detalhado, e é possível até compreender por que tantos jovens entram na criminalidade tão cedo. Na favela, os bandidos é que são os heróis, e os policiais são hostilizados.




Posso dizer que o filme que fez tanto sucesso nas telas de cinema do Brasil e do mundo foi apenas baseado na história do livro, mas não deixa de ser muito interessante. Cada personagem carrega uma realidade assustadoramente viva. O crime é quase sedutor se não fosse algo tão cruel, violento, sórdido e fatal. Depois de ler Cidade de Deus, a impressão é de ter observado de perto todos acontecimentos de dentro dos morros cariocas. será impossível ver a sociedade marginalizada sem um mínimo de intimidade e compaixão.







A trilogia Millenium: Stieg Larsson




O mais interessante é que este jornalista sueco, após escrever e entregar os três livros sofreu um ataque do coração e veio a falecer em 2004. A coleção é inteira na lista dos maiores best sellers do mundo, transformou-se em filmes e faz até hoje muito sucesso em todo mundo.








1-Os homens que não amavam as mulheres






Após ter sido enganado, o jornalista Mikael Blomkvist publica uma história de denúncia contra um poderoso empresário, e é julgado pela ausência de fontes que comprovem a verossidade da sua história. É condenado a três meses de prisão. Mas isso não o impede se convidado por um velho milionário a desvendar o mistério que ronda em sua família há quase 40 anos, o sumiço de uma adolescente. A história fica mais fascinante, quando o jornalista conta com o auxílio de uma jovem hacker, que mesmo com sua aparência no mínimo incomum, o leva por caminhos intrigantes e extremamente inusitados. Uma história cheia de ação, aventura e suspense em uma leitura interessante e prazerosa.






2- A menina que gostava de brincar com fogo












A continuação do primeiro livro de Stieg Larsson não abandona a idéia do primeiro número e surpreende com a inovação dos fatos e revelações que surgem no destrinchar da narrativa. Agora a hacker Lisbeth Salander, desvenda os mistérios a cerca da sua biografia e arrisca sua própria segurança para resolver pendências do seu passado. No primeiro livro ela fora a salvadora de jornalista Mikael Blomkvist, agora ele precisa retribuir o favor, livrando-a de uma acusação de triplo assassinato. A história de vingança, sedução e denúncia, mais uma vez prende a atenção dos leitores nesse misterioso enredo sueco.








3- A rainha do castelo de ar




Em breve eu vou colocar aqui o que achei do terceiro livro. ainda não tive o parzer de ler, mais certamente trata-se de uma leitura tão boa quanto os dpois primeiros números. O último volume da trilogia millenium, é o desfecho da aventura eletrizante, com um enredo de tirar o fôlego. Seus personagens ficam presentes na memória do leitor e as surpresas surgem a cada página.













O doce veneno do escorpião - Bruna Surfistinha






Bom. Com o filme em cartaz, estrelado por Débora Secco, eu não podia deixar de citar aqui o doce veneno do escorpião de Bruna Surfistinha ( A Raquel Pacheco). Moça de família de classe média alta, que ao saber que era adotada, com a doença do pai, e alguns problemas de convívio com a família, resolve ser garota de programa. Ela fica famosa após criar um blog onde ela descreve os programas dando uma avaliação para cada cliente. Por sorte e pela sua aparência de filhinha de papai, ela não sofreu as violências comuns nesse meio, porém as drogas a fizeram parte da sua decadência. Como tudo na vida tem um preço, depois de ter conhecido um pouco de tudo nessa vida, algumas coisas agradáveis e outras nem um pouco, além das escentricidades de alguns clientes, em meio a todo esse declínio social, Bruna passa por alguns perrengues, mas em sua vida, surge o amor. É claro que na vida de uma garota de programa não poderia faltar erotismo, mas a história é escrita de uma forma romântica e repleta de ingenuidade, típicos da juventude da autora.




Espero que as dicas de leituras ajudem na escolha de um bom livro, que prenda a atenção e nos levam a viajar por caminhos desconhecidos.










































Nenhum comentário:

Seguidores